quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Sol do Natal


Os catarinenses necessitam de consolo no sentido literal da palavra. Consolo vem do latim cum + solis que significa “com sol”. No lugar da chuva, do céu nublado, é o brilho do Sol que eles mais precisam. Na verdade, o consolo sempre vem de cima, de alguém ou de alguma coisa que tem o poder de ajudar. Por isto a solidariedade, isto é, a ação de solidar, de oferecer solo para os que perderam o chão em todos os sentidos. A única solução – arrisco dizer que solução significa “ação do Sol” – aos catarinenses flagelados é o cum solis.

Cedo ou tarde, todos precisam de consolo. Nuvens pesadas e chuvas torrenciais são a coisa mais certa. Ninguém escapa! Diante desta certeza, a pergunta: temos um plano de emergência, uma “defesa civil” em estado de alerta? Parece que este foi o problema lá em Santa Catarina. A maioria não conhecia o chão onde pisava, nem estava preparada para a catástrofe. Percebe-se que o consolo eficaz é aquele que está à disposição igual aos botes salva-vidas num navio. Interessante dizer que o nome “Noé” vem da mesma raiz na língua hebraica do Antigo Testamento para “consolo” (Gênesis 5.29). Conhecemos a história deste pregador que prenunciou o Dilúvio por 120 anos e construiu um grande navio para salvar. O registro bíblico diz que a maioria zombou de Noé chamando-o de louco. Até hoje esta história é tida como um mito. Conclui-se com isto que sem fé o consolo perde a eficácia de resgatar.

Outro episódio marcante na Bíblia que fala de consolo é a escravidão do povo de Judá na Babilônia. Pode parecer assustador, mas os judeus foram avisados da tragédia. Bem antes do flagelo quando perderam pátria e liberdade, o profeta anunciou: “O Senhor, nosso Deus diz: Consolem, consolem o meu povo” (Isaías 40.1). Tais palavras divinas foram uma previsão meteorológica alertando: preparem-se para o temporal que se arma no horizonte, mas eu estou aqui e não os abandonarei. Isto aconteceu uns 600 anos antes de Cristo, e parecido com a história de Noé, a maioria do povo duvidou e rejeitou o consolo.

João Batista foi outro pregador do consolo: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto” ( Mateus 3.1). O evangelista lembra que “a respeito de João o profeta Isaías tinha escrito o seguinte: Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar!” Tais palavras vêm logo após o “consolem, consolem o meu povo”. Por isto João Batista é o famoso personagem do Advento – este período cristão que orienta para a verdadeira celebração do Natal.

Lembro tudo isto para perguntar: onde está o consolo neste Natal que vem chegando? Compras, presentes, festas – isto parece ser a salvação de vidas encobertas sob coisas, vidas sem sol. Aliás, os cristãos escolheram o 25 de dezembro – dia quando os gregos antigos lembravam o nascimento do deus-Sol – exatamente para alertar que coisas e criaturas jamais poderão consolar.


Pastor Marcos Schmidt
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
11 de dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Noites de Advento





Estão acontecendo nos primeiros três finais de semana do Advento, as noites de Advento.
São momentos, regados à luz de velas, para preparar o coração para o Natal. A reflexão deste ano tem como objetivo o estudo de algumas profecias messiânicas, no fortalecimento do significado e importância do Natal.
As fotos são de três diferentes noites, em diferentes congregações.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Call Center Divino


Ouvi falar de um tal de call center. Não sabia o que era. Quando descobri do que se tratava constatei que eu já conhecia, mas não sabia que se chamava assim: call center. Procurando uma definição, li que é um sistema telefônico computadorizado que permite atendimento de múltiplas entradas a partir de um único número. Numa linguagem popular é aquele serviço telefônico que muitos se aborrecem de usar. Você liga e escuta uma voz gravada, fria e inatingível. Quando então consegue falar com uma atendente, você tem a impressão de que tudo continua frio e previsível. Uma voz melosa e falsa do outro lado repetindo frases como: “um momento senhor” “desculpe senhor”, “sua ligação é importante para nós”!
Ouvi a expressão call center porque foi divulgada pela mídia a aprovação do decreto 6523, que criou regulamentações para tornar o serviço mais eficiente ou menos chato. A verdade é que este tal serviço é chato porque é demorado, artificial e muitas vezes ineficiente.
E se comparássemos a “oração” com uma “ligação telefônica”. E se comparássemos o atendimento de Deus com um call center, será que haveria pontos comuns? Uma comparação possível é a possibilidade de atender uma infinidade de ligações através de um mesmo número. Não sei como este sistema pode ser tão eficiente, mas de fato, Deus recebe e escuta todas orações, mesmo sendo bilhões a orar ao mesmo tempo. Porém, não existe nenhuma regulamentação quanto ao tempo de sermos atendidos. Deus é quem controla quando e como vai nos atender. O interessante é que é sempre do melhor jeito e sempre no tempo certo! Por isso que dizemos “amém” com tanta segurança.
Ao contrário dos call centeres, na oração, não temos uma resposta artificial e fingida. Bem pelo contrário! Deus oferece eficientíssimo serviço através de sua forte, sincera e poderosa Palavra: a Bíblia. Por isso, seguindo a idéia dos números telefônicos, deixarei alguns para você eventualmente ligar. Quando você estiver triste, ligue: Jo 14. Quando pessoas falarem de você, ligue Sl 27. Quando você estiver nervoso, ligue Sl 51. Ansioso e preocupado? Ligue Fp 4.6-7 ou Mt 6:19,34. Quando você estiver em perigo, ligue Sl 91. Quando Deus parecer distante, ligue Sl 63. Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hb 11. Está sentindo medo ou solidão? Ligue Sl 23. Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Co 13. Para saber o segredo da felicidade, ligue Cl 3:12-17. Quando se sentir abandonado, ligue Rm 8:31-39. Para encontrar descanso, ligue Mt 11:25-30.
O Call Center Divino é realmente excelente! Além disso, não há outra regulamentação além da fé!
Pastor Ismar Pinz
Congregação Cristo Redentor – Pelotas, RS.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Advento chegou


Quando João Batista nasceu, seu pai Zacarias, cheio do Espírito Santo (cf. Lc 1.67), profetizou. Você pode ler a profecia em Lucas 1.68-79. A primeira parte de seu cântico profético (68-75) apresenta o motivo pelo qual está feliz, o objetivo da existência do seu filho João... o Senhor Deus virá... o Salvador está chegando! O seu filho João terá a honra de preceder o Senhor e lhe preparar o caminho.
E assim aconteceu.
Advento é isto: tempo de preparar o coração para o Natal. Advento faz-nos lembrar do grande presente que Deus nos deu: O Salvador Jesus!
Deus abençoe teu coração... teu período de Advento.

Ênfase do trabalho da IELB em 2010

Ênfase do trabalho da IELB em 2010