quarta-feira, 4 de março de 2009

Darwinismo e Cristianismo


Deus criou o mundo ou ele surgiu através de uma explosão casual? As coisas se formaram num processo evolutivo de bilhões de anos ou Deus fez as coisas adultas a partir do nada? O ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus ou evoluiu do macaco?
Essas são algumas perguntas que revelam oposição entre o darwinismo e o cristianismo.
No dia 12/02 comemorou-se o bicentenário de Charles Darwin. Muitas de suas idéias são úteis para a humanidade, no entanto, uma série de escritos permaneceu apenas como teorias e hipóteses.
As questões sobre a origem da vida não revelam oposição entre ciência e religião, afinal, nada sobre a origem foi comprovado ou pode ser reproduzido em laboratório. Por isso, é preciso tanta fé para crer no cristianismo como no darwinismo. Porém, é preciso pouca análise para descobrir que há muitas diferenças entre ambos.
Darwin expôs a seleção natural, onde os mais fortes deveriam exterminar os mais fracos de corpo e de mente, para que houvesse evolução. Assim, em seu raciocínio, ele anuncia a eliminação de alguns. Jesus prega a misericórdia, o amor, o respeito, a consideração, a inclusão. Em Cristo, a ajuda aos menos favorecidos revela força, não tanto do corpo e da mente, mas especialmente do Espírito.
Existe ainda uma contradição que torna estas duas teorias irreconciliáveis, separadas tal qual água e óleo. A maior oposição das crenças está na obra de Jesus e na razão de sua vinda ao mundo.
Acompanhem o raciocínio: Se o homem é conseqüência de um processo evolutivo, como o darwinismo expõe, então não houve queda em pecado como o cristianismo ensina. Se não houve queda em pecado, Cristo não precisaria morrer e ressuscitar para realizar a redenção, pois a redenção aconteceria por meio de um processo evolutivo. Logo, a obra de Cristo não teria sentido.
Sendo assim, não há como acreditar nas teorias de Darwin e ao mesmo tempo crer em Jesus. Um anula o outro!
Eu acredito em um Deus Bondoso e Poderoso. Creio no Deus Criador. Creio que o Mal e a Morte entraram no mundo pelo pecado humano, por uma má escolha. Creio que Jesus veio ao mundo com o propósito definido! Creio que Ele pagou pelo nosso pecado e que morrendo e ressuscitando conquistou-nos a salvação e a vitória sobre a segunda morte – garantindo aos que nele crêem, a perfeita e completa evolução.
Creio em Jesus de coração e também com a própria razão e entendimento, apesar de não utilizar todos os 100% de capacidade mental, os quais, creio eu, eram usados por Adão, antes da queda em pecado. Afinal, era Adão que administrava as muitas espécies de animais, dando inclusive nomes a eles (Gn 2.19-20), animais estes que fascinaram o estudioso Charles Darwin, cientista que reverenciou a natureza tentando inutilmente desvinculá-la de seu Criador.

Pastor Ismar Lambrecht Pinz
Igreja Luterana Cristo Redentor / Três Vendas / Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ênfase do trabalho da IELB em 2010

Ênfase do trabalho da IELB em 2010